domingo, 18 de agosto de 2013

A TECNOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE - NOME PRÓPRIO

Atividades com o nome dos pequenos ajudam na formação da autonomia.
O desenvolvimento da identidade é socialmente aprendido desde o nascimento, com base as relações sociais e culturais que se estabelecem ao longo da vida. E a escola tem um papel crucial na construção da identidade de cada criança, especialmente na educação infantil.
A criança necessita das mediações de outro para se desenvolver, o que torna o trabalho realizado pelo professor de extrema importância.
Por meio desse processo ocorre a estimulação para a longa caminhada da construção da identidade. Para tanto é necessário que as aulas sejam frutos de ações muito bem planejadas, recheadas de projetos educativos de qualidade. Dessa forma os alunos são colocados em situações com as quais aprendem a expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos avançando em sua formação.
No laboratório de informática educativa, além de atividades planejadas especificamente para o aprendizado do nome, algumas situações inesperadas também despertam para a necessidade de conhecer o próprio nome e o papel social que ele tem.


CLIQUE AQUI para ver o vídeo no youtube





quarta-feira, 14 de agosto de 2013

PROJETO SELF-SERVICE COMPLETA 10 ANOS NA EMEI CARMEN MIRANDA

Desde o início deste ano de 2013 os projetos que vem sendo desenvolvidos, voltados para preservação do meio ambiente e qualidade de vida, tem nos direcionado para a implementação de hortas e jardineiras em nossa escola.
Um dos projetos de grande importância que desenvolvemos é o self-service. Implantado em 2003, ele vem sendo aprimorado e contribui para desenvolver hábitos alimentares saudáveis, além da autonomia de escolha da alimentação, tornando a refeição na escola um momento de aprendizagem e de convivência social.
A hora da alimentação, assim como a de brincar e a de estudar, dentro do ambiente escolar, traduz grande parte da riqueza de valores cultivados pelos educadores responsáveis pela gerência da escola e das intencionalidades educativas. É importante ressaltar também que todas as culturas - escolares e não escolares - têm muitas e diferentes maneiras de receber e tratar bem os amigos, parentes, parceiros e convidados. Quem recebe deve preocupar-se em cuidar bem do espaço e acolher bem o outro, proporcionando prazer. Acreditamos que a cultura do ambiente escolar pode propiciar essas condições.






Entre tantos aspectos positivos, ressaltamos aqui o incentivo a alimentação saudável. As professoras desenvolvem muitas atividades voltadas para o tema. Essas atividades propiciam conhecer os alimentos e suas propriedades nutritivas, assim como suas características como cor, forma, cheiro e gosto.





Veja mais sobre o projeto “SALADA DE FRUTAS TEMPERADA DE CONHECIMENTOS" clicando AQUI

A degustação dos alimentos, principalmente verduras, frutas e legumes, desperta um grande interesse nas crianças em consumi los nas refeições.






Outro hábito que está sempre presente nos planos de trabalho das professoras, é o preparo de alimentos mais elaborados como pães e bolos. As receitas são cuidadosamente selecionadas de acordo com a proposta para cada turma.


Preparando pão integral

Cada um acrescenta um ingrediente

Todos observam atentamente o preparo

Essas ações vem despertando grande interesse nas crianças em saber de onde vem os alimentos que consomem, principalmente as frutas, verduras e legumes. Acreditamos que a implementação de uma horta seria de grande valia para enriquecer nossas ações, estimular o consumo de frutas, legumes e verduras e diminuir consideravelmente o desperdício desse tipo de alimento nas refeições.
Em uma oportunidade, saímos para conhecer uma horta hidropônica e analisar a possibilidade de implementa la em nossa escola. Veja como foi esse passeio pedagógico clicando AQUI.

domingo, 11 de agosto de 2013

VIDA E OBRAS DE FRIDA KAHLO

Para se entender as pinturas de Frida Kahlo é necessário conhecer a sua vida. Frida Nasceu em 1907 no México, mas gostava de declarar-se filha da revolução ao dizer que havia nascido em 1910. Sua vida sempre foi marcada por grandes tragédias; aos seis anos contraiu poliomelite, o que à deixou coxa. Já havia superado essa deficiência quando o ônibus em que passeava chocou-se contra um bonde. Ela sofreu multiplas fraturas e uma barra de ferro atravessou-a entrando pela bacia e saindo pela vagina. Por causa deste último fez várias cirurgias e ficou muito tempo presa em uma cama. Começou a pintar durante a convalescença, quando a mãe pendurou um espelho em cima de sua cama. Frida sempre pintou a si mesma: "Eu pinto-me porque estou muitas vezes sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor". Suas angustias, suas vivências, seus medos e principalmente seu amor pelo marido Diego Rivera. A sua vida com o marido sempre foi bastante tumultuada. Diego tinha muitas amantes e Frida não ficava atrás, compensava as traições do marido com amantes de ambos os sexos. A maior dor de Frida foi a impossibilidade de ter filhos (embora tenha engravidado mais de uma vez, as seqüelas do acidente a impossibilitaram de levar uma gestação até o final), o que ficou claro em muitos dos seus quadros. Os seus quadros refletiam o momento pelo qual passava e, embora fossem bastante "fortes", não eram surrealistas: "Pensaram que eu era surrealista, mas nunca fui. Nunca pintei sonhos, só pintei minha própria realidade". Frida contraiu uma pneumonia e morreu em 1954 de embolia pulmonar, mas no seu diário a última frase causa dúvidas: "Espero alegremente a saída - e espero nunca mais voltar - Frida". Talvez Frida não suportasse mais. 

Frida Kahlo

A professora Regiane trabalhou com seus alunos a vida e obras de Frida. As crianças gostaram e se interessaram muito em saber mais e mais sobre Frida. Veja alguns momentos deste projeto com a turma 6C da professora Regiane:


Obras de Frida expostas no corredor das salas

Texto elaborado pelas crianças

Frida Kahlo retratada pelas crianças

Frida Kahlo retratada pelas crianças
Veja a entrevista que a POIE Tatiane fez com a turma da rádio Tico-Tico sobre Frida Kahlo.

 

PROJETO HORTA SUSTENTÁVEL - HIDROPONIA


A hidroponia é a técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta.
As plantas são colocadas em canais ou recipientes por onde circula uma solução nutritiva, composta de água pura e de nutrientes dissolvidos em quantidades individuais que atendam a necessidade de cada espécie vegetal cultivada. Esses canais ou recipientes podem ou não ter algum meio de sustentação para as plantas, o substrato, como pedras ou areia. A solução nutritiva tem um controle rigoroso para manter suas características,periodicamente é feito um monitoramento de pH e de concentração de nutrientes, assim as plantas crescem sob as melhores condições possíveis.
Partindo do interesse de toda a comunidade escolar de implementação de horta na escola, fizemos algumas visitas a horta hidropônica situada dentro do parque Magic City em Suzano, São Paulo. Veja algumas fotos de nosso passeio pedagógico:


Pais, alunos e funcionários 

Funcionários chegando no parque Magic City

Funcionários chegando no parque Magic City

O Sr José nos recepcionou na estufa hidropônica

Todos recebem explicações sobre hidroponia

As crianças são as mais curiosas

Horta hidropônica: hortelã e menta

Horta hidropônica: rúcula

Horta hidropônica: agrião

Horta hidropônica: alface brunela

Rúcula hidropônica

Alface crescendo na esponja


Nossa ideia é implementar uma horta natural e uma hidropônica, ambas sustentáveis. Já estamos separando garrafas pet e potes plásticos para reservar e escoar a água com os nutrientes.



Garrafas pet funcionam como "cano"

Alface hidropônica no pote de sorvete

A alface hidropônica pronta para consumo


Aproveitando a curiosidade natural das crianças que as leva a exploração dos espaços, fizemos um passeio também pela fazendinha do parque:

Funcionário do parque alimenta os animais


A agente Terezinha, o Sr José e o Sr Luiz



 Além de hortas, pretendemos  instalar jardineiras, aproveitamos para visitar a estufa de plantas:

Varal de plantas

Vaso de flores

Varal de plantas

Visão parcial da estufa de plantas



 Na volta para a escola, na estrada do sapopemba, conhecemos um lindo orquidário:

Orquídeas em flor

Mudas de orquídeas diversas

Orquídeas em flor

As professoras Lúcia, Cristina, Terezinha com a proprietária

Bromélias variadas