quarta-feira, 14 de agosto de 2013

PROJETO SELF-SERVICE COMPLETA 10 ANOS NA EMEI CARMEN MIRANDA

Desde o início deste ano de 2013 os projetos que vem sendo desenvolvidos, voltados para preservação do meio ambiente e qualidade de vida, tem nos direcionado para a implementação de hortas e jardineiras em nossa escola.
Um dos projetos de grande importância que desenvolvemos é o self-service. Implantado em 2003, ele vem sendo aprimorado e contribui para desenvolver hábitos alimentares saudáveis, além da autonomia de escolha da alimentação, tornando a refeição na escola um momento de aprendizagem e de convivência social.
A hora da alimentação, assim como a de brincar e a de estudar, dentro do ambiente escolar, traduz grande parte da riqueza de valores cultivados pelos educadores responsáveis pela gerência da escola e das intencionalidades educativas. É importante ressaltar também que todas as culturas - escolares e não escolares - têm muitas e diferentes maneiras de receber e tratar bem os amigos, parentes, parceiros e convidados. Quem recebe deve preocupar-se em cuidar bem do espaço e acolher bem o outro, proporcionando prazer. Acreditamos que a cultura do ambiente escolar pode propiciar essas condições.






Entre tantos aspectos positivos, ressaltamos aqui o incentivo a alimentação saudável. As professoras desenvolvem muitas atividades voltadas para o tema. Essas atividades propiciam conhecer os alimentos e suas propriedades nutritivas, assim como suas características como cor, forma, cheiro e gosto.





Veja mais sobre o projeto “SALADA DE FRUTAS TEMPERADA DE CONHECIMENTOS" clicando AQUI

A degustação dos alimentos, principalmente verduras, frutas e legumes, desperta um grande interesse nas crianças em consumi los nas refeições.






Outro hábito que está sempre presente nos planos de trabalho das professoras, é o preparo de alimentos mais elaborados como pães e bolos. As receitas são cuidadosamente selecionadas de acordo com a proposta para cada turma.


Preparando pão integral

Cada um acrescenta um ingrediente

Todos observam atentamente o preparo

Essas ações vem despertando grande interesse nas crianças em saber de onde vem os alimentos que consomem, principalmente as frutas, verduras e legumes. Acreditamos que a implementação de uma horta seria de grande valia para enriquecer nossas ações, estimular o consumo de frutas, legumes e verduras e diminuir consideravelmente o desperdício desse tipo de alimento nas refeições.
Em uma oportunidade, saímos para conhecer uma horta hidropônica e analisar a possibilidade de implementa la em nossa escola. Veja como foi esse passeio pedagógico clicando AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário