Desde o início deste ano de
2013 os projetos que vem sendo desenvolvidos, voltados para preservação do meio
ambiente e qualidade de vida, tem nos direcionado para a implementação de hortas e
jardineiras em nossa escola.
Um dos projetos de grande
importância que desenvolvemos é o self-service. Implantado em 2003, ele vem
sendo aprimorado e contribui para desenvolver
hábitos alimentares saudáveis, além da autonomia de escolha da alimentação,
tornando a refeição na escola um momento de aprendizagem e de convivência
social.
A hora da
alimentação, assim como a de brincar e a de estudar, dentro do ambiente
escolar, traduz grande parte da riqueza de valores cultivados pelos educadores
responsáveis pela gerência da escola e das intencionalidades educativas. É
importante ressaltar também que todas as culturas - escolares e não escolares -
têm muitas e diferentes maneiras de receber e tratar bem os amigos, parentes,
parceiros e convidados. Quem recebe deve preocupar-se em cuidar bem do espaço e
acolher bem o outro, proporcionando prazer. Acreditamos que a cultura do
ambiente escolar pode propiciar essas condições.
Entre tantos aspectos
positivos, ressaltamos aqui o incentivo a alimentação saudável. As professoras
desenvolvem muitas atividades voltadas para o tema. Essas atividades propiciam conhecer os alimentos e suas propriedades nutritivas, assim como suas características como cor, forma, cheiro e gosto.
Veja mais sobre o projeto “SALADA DE FRUTAS TEMPERADA DE CONHECIMENTOS" clicando AQUI
A degustação dos alimentos, principalmente verduras, frutas e legumes, desperta um grande interesse nas crianças em consumi los nas refeições.
A degustação dos alimentos, principalmente verduras, frutas e legumes, desperta um grande interesse nas crianças em consumi los nas refeições.
Outro hábito que está sempre presente nos planos de trabalho das professoras, é o preparo de alimentos mais elaborados como pães e bolos. As receitas são cuidadosamente selecionadas de acordo com a proposta para cada turma.
Preparando pão integral |
Cada um acrescenta um ingrediente |
Todos observam atentamente o preparo |
Essas ações vem
despertando grande interesse nas crianças em saber de onde vem os alimentos que
consomem, principalmente as frutas, verduras e legumes. Acreditamos que a
implementação de uma horta seria de grande valia para enriquecer nossas ações, estimular o consumo de frutas, legumes e verduras e diminuir consideravelmente o desperdício desse tipo de alimento nas refeições.
Em uma oportunidade, saímos para conhecer uma horta hidropônica e analisar a possibilidade de implementa la em nossa escola. Veja como foi esse passeio pedagógico clicando AQUI.
Em uma oportunidade, saímos para conhecer uma horta hidropônica e analisar a possibilidade de implementa la em nossa escola. Veja como foi esse passeio pedagógico clicando AQUI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário