domingo, 19 de maio de 2013

PROJETO BRINQUEDOTECA: BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE


Na saleta funcionava a RÁDIO TICO-TICO, porém por problemas acústicos precisou ser desativada. A rádio passou a funcionar no laboratório de informática e a saleta se transformou no mais novo espaço lúdico da EMEI, um ambiente divertido e acolhedor: a brinquedoteca que irá qualificar, ainda mais, o tempo de permanência da criança na escola.
Brincar é uma atividade natural da infância, mas não é inato, aprende-se na interação, daí a importância dos espaços e dos tempos para a realização da atividade lúdica infantil, além dos companheiros. 
Estudos feitos na Antropologia, Sociologia, Psicologia, Linguística e outras áreas do conhecimento tem apontado que brincar é o principal modo de expressão da infância, a ferramenta por excelência para a criança aprender a viver, revolucionar seu desenvolvimento e criar cultura.  A criança teria na brincadeira que faz com a outra criança, ou sozinha, oportunidade para usar seus recursos para explorar o mundo, ampliar sua percepção sobre ele e sobre si mesma, organizar seu pensamento e trabalhar seus afetos, sua capacidade de ter iniciativa e ser sensível a cada situação.  Enquanto brinca, a criança pode se envolver de maneira prazerosa com as atividades e com os conteúdos, e este prazer pode estar relacionado, em sua mente, com os conceitos aprendidos.   Em especial a brincadeira do faz-de-conta é apontado  por diferentes pesquisadores como ligado à promoção da capacidade de imaginar e criar pela criança.
Assim, com o Projeto BRINQUEDOTECA, BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE, otimizamos os espaços da Unidade Educacional, levando a criança a ter mais contato com o mundo lúdico e desenvolvendo a criatividade, raciocínio lógico e a imaginação.
Veja algumas fotos:

A professora Luciene uma das responsáveis pelo projeto

Aprendendo o jogo da memória

Aprendendo o jogo da memória

Se apropriando do novo espaço

Hoje sou fotógrafo

Celular velho vira brinquedo novo

Fotógrafos

Fantasias

Fantasias

Caixa de fantasias

Cantinho da cozinha

Cantinho da leitura

Deitados nas almofadas e colchonetes

As meninas também gostam dos carrinhos

Aprendendo a dividir os brinquedos

Lavando a louça

A professora Renata uma das responsáveis pelo projeto

Aprendendo o jogo da memória

Aprendendo o jogo da memória

As professoras doaram sapatos e acessórios

Quase serviu

Fantoche

4 comentários:

  1. Show .. fico feliz em ver professores com força de vontade.Parabéns Renata e a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Ale Streetera. Obrigado por prestigiar nosso trabalho.

      Excluir
  2. Parabéns professoras!!! Que projetos como este, que promovem o desenvolvimento juntamente à alegria de nossas crianças, tenham apoio de políticas públicas! Muita coragem e sucesso sempre! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada Ana Ramos. Sucesso pra você também!

    ResponderExcluir