segunda-feira, 3 de setembro de 2012

PROJETO: A METAMORFOSE DA BORBOLETA

A Professora Márcia Glacy está desenvolvendo o Projeto "A Metamorfose da Borboleta" com suas turmas 6 B e 6 F. O Projeto, que tem a duração de 3 meses, iniciou em Julho e vem deixando as crianças muito entusiasmadas com as etapas do processo.
Márcia já comemora os resultados, ela relata que os objetivos vem sendo alcançados com sucesso e que toda a escola acabou envolvida com o Projeto que vai desde a retirada (consciente e responsável) da lagarta da natureza até sua tranformação em borboleta.
Veja abaixo o registro fotográfico de algumas atividades do Projeto que tem a preocupação de contemplar todos os campos de experiências da Educação Infantil.
As crianças conheceram o Manacá, árvore escolhida pela lagarta para fazer seu casulo.

Manacá-de-cheiro

A lagarta foi cuidadosamente acomodada em um vidro com terra e galhos do Manacá onde irá formar seu casulo. O vidro foi coberto com tecido rendado para permitir a circulação de oxigênio.

Olhar atento aos movimentos da lagarta

Segurando o vidro nas mãos com cuidado

Em roda, o vidro vai passando de um para o outro

Depois de aproximadamente 10 dias forma se o casulo, agora todo cuidado é pouco para manusear o vidro, o ideal é que ele fique parado em local arejado.

Casulo formado



Observando todos os detalhes




Compartilhando saberes




A lagarta já fixa no galho antes de formar o casulo


Dia após dia, a coloração do casulo vai mudando e ele vai escurecendo, cerca de 15 dias depois de formado ele se rompe aos olhos atentos das crianças.

A Borboleta começa a sair do casulo
Devagar e sem ajuda alguma, a borboleta sai do casulo e fica estática até que sequem suas asas. A professora a coloca delicadamente em um palito de sorvete e a leva, com as crianças, para a árvore mais próxima.
A borboleta vista pela primeira vez
Encantados com a borboleta


A borboleta foi devolvida à natureza



 A borboleta ficou secando suas asas quase o dia todo


As crianças registraram toda a transformação com massa de modelar.

Modelando os ovinhos, lagarta e casulo


Moldando a borboleta


Molde pronto


Molde pronto e pintado



 Moldes expostos


 As crianças fizeram outras atividades artísticas com o tema borboleta que foram expostas nos corredores da U.E. A POIE Tatiane elaborou slides com a biografia e obras de Romero Britto e projetou para as turmas no telão.



Atividade com colagem e guache



Detalhe da atividade com colagem e guache



Releitura da obra "Borboleta" de Romero Britto



Releitura da obra "Borboleta" de Romero Britto



Releitura da obra "Borboleta" de Romero Britto 



2 comentários:

  1. Que trabalho lindo! Gente de uma olhada neste projeto. Quando fala mal da escola publica esquece que muita coisa boa acontece por lá! Uma pena,pena mesmo que se esquecem disto em tempo de disputa. A grande classe educadora da rede publica de ensino merecia mais holofortes. Sem problemasexistem devem ser ditos mas como direito de resposta as coisas boas também tem que ser ditas com as mesmas condições de comnicação. Carlos Lima

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente amei esse projeto e vou utilizá-lo com as minhas crianças...obrigada por compartilhar essa ideia.

    ResponderExcluir